Frase de São Francisco de Assis

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A maior vocação: O Amor


Porque é preciso "sobreviver"? Não há tempo, nem dinheiro e nem oportunidade para correr atrás do sonho. E nisso a questão econômica pesa, pesa muito. O capitalismo selvagem em que vivemos, não permite que todo mundo escolha sua vocação profissional. Assim, a grande maioria "vai levando", ganhando a vida como pode.
Porém, essa realidade que parece dura e triste para tanta gente, revela uma surpresa de Deus. Com efeito, aqueles que não tiveram a oportunidade de escolher sua profissão estão cumprindo uma vocação muito maior e mais importante do que a da simples realização profissional: a vocação para a partilha e para a solidariedade.
Veja, por exemplo, como é a vida numa favela, num bairro "pobre". As pessoas ali, na sua imensa maioria, não puderam escolher sua profissão, seguir sua vocação, mas elas partilham suas vidas, partilham seus bens, suas necessidades, suas histórias. São solidárias e honestas, vivem em comunidade, interessam-se uns pelos outros. Esta é uma vocação primordial de todo ser humano: ser social. Quando um homem se isola, sua qualidade de vida cai. Ele passa a ser "menos humano" se é que podemos usar essa expressão.
Isso, porém, não é lembrado nos meios mais favorecidos, entre aqueles que puderam escolher sua vocação. Via de regra, o caminho seguido nesses meios é o do individualismo, do egoísmo, do "salve-se quem puder" e "dane-se o resto". E o que vemos é um tanto de pessoas frustradas, deprimidas, vivendo com uma "aparente" qualidade de vida.
Aqui cabe um questionamento que o Pe. Evaristo Debiasi fez uma vez e eu não me esqueci: "Quantos profissionais - dizia ele - tiveram a oportunidade de estudar numa universidade pública, federal ou estadual, tiveram seus estudos custeados por nossos impostos, formaram-se com o nosso dinheiro suado e não retribuem, não atendem ou não fazem um trabalho "de graça" para o povo que pagou para que ele pudesse "se realizar profissionalmente"? Que vocação é essa? Vocação para acumular dinheiro e desprezar quem o fez subir na vida?
É por isso que a "surpresa de Deus" acontece no meio dos pequeninos. É por isso que Jesus exultou de alegria dizendo: "Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (MT 11, 25) " Porque ali, até por necessidade mesmo, a "vocação social do homem" acontece. E esse aspecto da vida humana é mais importante que a realização profissional, por que, em suma, trata-se da vocação para o amor. Essa é a grande vocação do homem. E vocação para o amor é vocação para Deus, pois "Deus é amor". O resto é secundário.
Portanto, questionar se tive oportunidade ou não de fazer aquilo que eu gostaria, torna-se relativo em vista dessa grande vocação que todos temos para o amor. Não importa muito em quê eu estou trabalhando, importa o amor com que faço meu trabalho, importa a partilha que pode acontecer no meu trabalho, importa a ajuda que eu posso dar ao outro no meu ambiente de trabalho, enfim, importa o amor que eu posso dar e transmitir àqueles que serão beneficiados com o meu trabalho e àqueles com os quais eu trabalho. Todo trabalho é digno, mas se for feito com amor, é divino. Não importa muito se é ou não a minha vocação.
Por isso, se você não teve oportunidades ou não conseguiu alcançar seu sonho profissional, não faça disso uma tempestade. Você pode se realizar muito bem. Você continua tendo valor. Ninguém fará o trabalho que você faz, da maneira "como" você o faz. Só você faz seu trabalho do seu jeito. E o seu jeito é importante. Acredite no seu "jeitão" de fazer as coisas e faça-as com amor. Você estará cumprindo a maior vocação do homem. Muitos que "chegaram lá" não conseguem "permanecer lá" com amor e dignidade. E isso você pode fazer. Isso ninguém pode tirar de você.
Talvez, as linhas de sua vocação, trilharam caminhos tortos, diferentes daqueles que você sonhou. Mas se existe partilha e amor naquilo que você faz, a providência de Deus entra em ação. Esta é a surpresa que Deus reserva para aqueles que amam, que procuram o bem dos outros, que partilham e são solidários. O Senhor está do seu lado e luta com você. Ele trabalha em silêncio. Porém, no fim, você vai se surpreender ao ver que sua vocação foi muito melhor realizada do a de muitos que julgaram tê-la encontrado com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário